Febre tártara

Os últimos eventos preveniram-me de escrever um post menos “oh, o mundo me irrita”. Eu ainda estou devendo uns posts para vocês sobre as coisas que aconteceram antes do ano novo e provavelmente vou reescrevê-los. Algumas conversas que tive com pessoas me fizeram pensar em muitas coisas.

Mas não vou falar sobre isso agora. Vou falar sobre minha recente obsessão com a Tártaria, ou Tartaristão, uma das divisões federais da Federação Russa, e língua e cultura tártaras em geral.

Tudo começou quando eu estava fazendo uma busca sobre canções patrióticas. Fui ao Youtube e encontrei uma canção da Tartária (gosto mais de dizer Tartária do que Tartaristão. Nenhum motivo especial). Ela realmente me tocou e a achei linda. Tenho problemas com patriotismo e nacionalismo de um modo geral. Mas esta música era muito legal. Eu a mencionei neste post sobre música .

Bom, após adicioná-la aos meus favoritos, o Youtube colocou, semanas mais tarde, uma música de Landysh Nigmetzhanova (Ландыш Нигметжанова) chamada“Siu” (Cию.). É bem tipo “pop arrasando na boate”. Mas eu não consigo parar de escutar O_o. E agora fico tentando cantar junto. Claro que é patético, já que eu não falo tártaro e nem sei a letra. Mas meu chuveiro não sabe disso, então tá valendo.



Depois disso, tinha outro link para outra música tártara. Inicialmente não fiquei lá muito empolgada com ela em si, mas sim com o vídeo. É muito bem feito e tem até uma espécie de roteiro, parecendo um curta, contando histórias sobre vários personagens apenas com imagens. Muito legal e eu, como uma canditada à cineasta, pensei “Queria ter feito isso”. As cantoras são Färidä (Фәридә) e Alsu (Алсу), o nome da música é Èz oem (Єз оем)*. Não vou estragar para você, apenas veja:



Com o tempo, comecei a gostar muito da música em si também. Acontece comigo às vezes, preciso de um tempo. Adorei esse clipe. Acho ótimo.

Enfim, logo vi o link de outra música, desta vez cantada por Fättaxova (Фэттахова) chamada Tugan yak (Туган як). Ah, essa sim foi uma grande surpresa para mim porque eu já a tinha escutado antes! Sim, eu já tinha escutado. Não lembro onde foi, mas acho que já faz um tempo. Foi um lindo reencontro. O vídeo que está no youtube não é lá essas coisas em termos de qualidade, mas tem outro com a mesma música como pano de fundo cuja qualidade de som é bem melhor.

Com a cantora:



E a música apenas, apesar de eu ter lá minhas restrições a este vídeo. Enfim, o som está ótimo:



(Nota: cara, viu a última garota de cabelo enrolado? Ela parece tão brasileira que fico até confusa. Na verdade, o cabelo dela parece com o meu e o tom de pele é quase o mesmo O_o Primaaa!!!)

Então, povo, foi assim que a febre tártara começou. Depois dessa musicalada toda comecei a ler e pesquisar sobre a Tártaria e cultura tártara. Nisso descobri que o molho tártaro não é tártaro, assim como a pizza portuguesa não é portuguesa e o chocolate belga não é tão maravilhoso como querem que você acredite. Aliás, acho que o tartáro do dente também não tem nada a ver. Por que as pessoas colocam esses nomes? Até faço uma certa idéia, mas não vou falar sobre isso agora.

Voltando à Tartária. Realmente me empolguei um pouco. Tanto que, se neste instante você chegasse para mim e dissesse: “Vou te pagar uma viagem. Você quer ir para Chennai ou para Kazan (ou Casã, sei lá como se deve escrever)?” Eu teria que parar para pensar. Provavelmente escolheria Chennai, já que Tamil Nadu é um amor antigo. Mas eu teria que fazer uma pausa pensante. Bom, vou para isso que Deus criou o “Google Earth” para eu poder fazer uma viagem imaginária para Kazan. Foi ótimo, me diverti horrores. :)

Porque eu disse que não ia falar sobre as coisas irritantes (apesar daquele breve momento sobre o molho tártaro e o chocolate belga..) não vou nem contar como me irritam aqueles comentários idiotas que as pessoas colocam no Youtube. Se a música não é um pop Europeu Ocidental ou Norte-americano em inglês, as pessoas já começam uma espécie de discussão superficial pseudo étnica / antropológica / sociológica / política. É patético! Mas, como eu disse, não vou falar sobre isso agora. Hehehe...


Divirtam-se com minha febre tártara e, se você foi um tártaro que por acaso está lendo isso em português, ajude-me com as letras, músicas, cultura, idioma, etc. Por favor.






Abraços para todos



*Eu que transliterei os nomes segundo a Wikipedia. Espero que esteja razoável. :)

P.S.: Eu quero MUITO mudar o template deste blog... mas não sei fazer isso já que gosto do sistema de gadgets do blogger. Se algum de vocês poder me ajudar :)

sábado, 17 de janeiro de 2009

0 Comments: