Que começo, hein?

Lembram quando eu falei que 2009 não tinha começado bem? Bom, estava mais certa do que queria. Não apenas na esfera global, mas também na pessoal.

Meu avô teve um derrame há dois domingos atrás enquanto eles estavam em Petrópolis, que é mais ou menos uma hora e meia de onde eu moro. Ele acaba de fazer 80 anos, mas ele é muito querido por parentes e amigos e foi um choque para todos nós. Minha tia, minha mãe e eu fomos para lá dar apoio, já que nós três estamos de férias atualmente. Ele está bem melhor agora, mas ainda na u.t.i e um pouco confuso e desorientado. Acreditamos que ele já está for a de perigo, mas ele não será o mesmo. Minha avó é a que mais está sofrendo. Eles estão apaixonados desde que se conheceram em uma festa de pré-carnaval há 54 anos atrás.

~**~







Agora a esfera global. Bom, pessoal, vamos começar com um pedaço que escrevi no dia 29 de dezembro e que nunca terminei e postei. Ironicamente, eu também estava em Petrópolis quando tudo começou:

“Voltei ontem de um fim de semana muito legal na cidade histórica de Petrópolis com meus amigos. Nos divertimos muito. Não vimos TV nem acessamos à internet. Então, quando voltei, estava eu online tra lá lá lendo meus blogs favoritos tra lá lá... o quê?!? Fui correndo na sala pegar os jornais velhos e meu queixo caiu. Israel o quê?!? É sério?

O que raios você está fazendo? Pelo amor de Deus...

Eu nem sei porque fiquei chocada. Deveria estar? De qualquer maneira, fui lendo tudo o que podia sobre o assunto, mas claro, sempre com aquela suspeita clássica. Não consigo acreditar que isso está acontecendo.”

Depois disso, todo dia lia o jornal e pensava “ai, Deus...”. Tenho que dizer que estou surpresa como a mídia brasileira tem, falo de uma maneira superficial e generalizada, contra os ataques e mostrando muitas das atrocidades que vem sendo cometidas por Israel. Até o Celso Amorim disse que Israel estava cometendo “terrorismo de Estado”. Impressionante. Não que ninguém se importe com isso, bom, eu me importo e gostei. Também fizemos uma grande doação para Gaza e algumas passeatas. Acho que deveríamos ter feito mais. Bom, enfim...



As pessoas que me conhecem sabem que sou contra o zionismo e pró-judaísmo, assim como pró-religião de um modo geral. Tenho muitos amigos judeus que condenam a forma como Israel tem “cuidado da situação”, pela falta de uma expressão melhor. Li um artigo muito legal chamado “Judaísmo é uma religião, não uma etnia”, escrita por um judeu em inglês. Infelizmente perdi o link :( Quando achar coloco. Enfim, tenho lido muito sobre movimentos judeus contra o Estado de Israel, alguns deles até posam com a bandeira da Palestina. As pessoas dizem que são uma minoria. Olha, pode até ser que sejam. Mas alguns desses grupos são muito organizados e precisam de nosso apoio. Estou colocando alguns links para vocês, só que, infelizmente, ainda não achei em português e estes estão em inglês, mas vou procurar melhor. Sei que o povo “sou tão secular, sou tão moderno”* não vão aceitar alguns dos argumentos destes grupos, no entanto, são interessantes para se pensar sobre o assunto. Lembrem, ser zionista não é ser judeu e ser judeu não é ser zionista. Vamos diferenciar as coisas e não culpar os judeus como um grupo pelo que está acontecendo no Oriente Médio. Culpem o zionismo, o imperialismo – aquele antigo, mas se você quiser culpar o novo, pode também, é só não esquecer do antigo – e o século XIX, sempre culpe o século XIX**. Você odeia alguma coisa? Provavelmente começou no século XIX. Funciona para mim.




Aqui estão alguns links e artigos. Estão todos em inglês, vou procurar em português. Se alguém achar, mande para mim, por favor. Obrigada.

Jewish opposition to Zionism

Jews not Zionists

“Jews against Zionism” a book by Thomas A. Kolsky

Jews against Zionism

Jews against Israel

IJAN – International Anti-Zionist Network

Neturei Karta – Jews against Zionism

“Today I end my support of Israel”



Vamos defender os palestinos, vamos defender a paz, vamos defender a humanidade.

Será que 2009 vai ficar melhor? Espero que sim.

Abraços para todos.





*, **: explico isso melhor depois... talvez.

P.S.: Ainda não me acostumei com a revisão ortográfica. Então, perdoem-me por ser saudosista. Vou tentar me adaptar. Mas escrever “para” de “parar” sem acento vai ser dose para leão. Não sei se meu coração vai agüentar. Pronto escrevi o trema. EU GOSTO DO TREMA!! AAAAAH!!! Não estou gostando disso, deu para notar, né?

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

0 Comments: