Das coisas irritantes

A palavra escrita é muito perigosa. Você pode ler o que uma pessoa escreve, mas é muito difícil saber se você está realmente compreendendo o que aquele autor quer dizer. Você não pode ler meu tom de voz, nem minha postura, nem minhas expressões. Além disso, muita gente não me conhece, ou não me conhece bem... e na verdade nem eu me conheço tão bem assim. Então como saber o que eu realmente quero dizer? Acho uma coisa muito difícil. Mas deixando esse momento reflexão nóia de lado, vou colocar aqui a lista que resolvi fazer outro dia. Nesta lista estão as coisas que mais têm me irritado ultimamente e que serão os prováveis temas mais freqüentes deste blog já que eu fico irritada só de fazer essa lista. Ela nem está completa. Tava me irritando tanto que não consegui continuar hahahaha sério! A lista não contém muitos comentários, aliás tentei comentar o menos possível para o post não ficar enorme e para ir desenvolvendo aos poucos. Lá vai:



- O problema do mundo com o Islã e como os muçulmanos estão sendo discriminados, julgados, desrespeitados, mal-entendidos, etc. E o que mais me irrita é que a grande maioria das pessoas não discute o tema com muçulmanos e nem se preocupa em fazer nenhum tipo de pesquisa séria para entender o assunto e já está cheio de opiniões. Sem falar que os não-muçulmanos raramente defendem os muçulmanos com dignidade, deixando-os sozinhos para se defender... e nisso sempre vem um chato “ah, você diz isso porque é sua religião”. Ai...

- Ainda mais ou menos nesse mesmo assunto, me irrita tanto que vou colocar como outro tópico da lista: o problema que o Ocidente em geral tem com o Hijab, ou seja, a vestimenta islâmica. Gente! Usar véu, se vestir modestamente não é ser submissa! Que simplismo das coisas! Nesse assunto vejo mesmo uma falta de informação enorme das pessoas e nenhum esforço em tentar compreender as coisas de outra perspectiva. E a França banindo hijab nas escolas? Ai, depois eu comento isso que preciso quase de maracujá só de começar.

- Aliás, incluo o problema que o Ocidente tem com religião de um modo geral. Acho isso um problema sexual freudiano muito sério que só se resolverá com muita terapia.

- As pessoas não perceberem que compreender algo não significa concordar com a coisa em questão nem mesmo ter que começar a fazer a coisa em questão.

- A incrível baixa auto-estima brasileira que tem por companheira o reverso orgulho gigante e cego. Os dois não ajudam, povo. O Brasil não é a maior eca do mundo (ah, mas não é MESMO) e nem a maior maravilha (ah, mas não é MESMO). Mas a baixa auto-estima é a que tem mais me irritado. Não dá para passar um dia neste país sem essa chatice dessa baixa auto-estima que as vezes acaba atrapalhando uma análise mais profunda, detalhada e realista de nossos problemas e das soluções para eles.

- Os países não-hegemônicos quase não se comunicarem entre si, principalmente atualmente. O que é? Se você mora no quintal do mundo você só pode conversar com a casa grande? Sai dessa, gente! Vamos parar de palhaçada e começar a conversar, perceber nossos problemas e buscarmos soluções plausíveis. Tem mais nesse tópico, mas a lista já tá ficando grande.

- Que estamos vivendo no século XIX até hoje. Sério. Milhares de pensamentos do século XIX continuando pululando as mentes humanas. Cara, muito chato isso...

- Ninguém realmente querer discutir assunto nenhum. As pessoas só querem falar e falar blá blá blá. Temos que discutir as coisas e discutir com pessoas que não concordam com a gente sem o assunto virar briga. Trocar idéias é essencial, difícil, mas muito importante. E conversa de bar mostra e desenvolve muito mais coisas do que se percebe.

- O problema do simplismo. Por exemplo, você defende os muçulmanos e do nada as pessoas acham que você é contra o Estado de Israel e se você defende os judeus do nada acham que você é a favor do Estado de Israel. Meu Deus do céu, não!!! As coisas não são fáceis e simples assim. O mundo é complexo, as coisas são complexas e por isso é tão bom estar vivo senão o mundo ia ser um grande saco! Mas também não é por ser complexo que se deve parar de tentar compreender as coisas. Aliás, você sempre pode e deve mudar de opinião. Faz bem para a saúde.

- Essa é boba, mas que me irrita, irrita: Aquelas pessoas que vivem escrevendo “ai, eu fiz isso porque eu estava entendiado (a) / não tinha nada melhor para fazer”. Ai! O que é? Você tem que ser entretido 24 horas por dia? Como? Shows pirotécnicos diários no seu quintal? Tá achando que a vida é o quê? Você fez porque quis, porque deu vontade, não é possível que tudo tenha sido feito por que você não tinha nada para fazer. Aliás, se você fez algo é porque, enfim, tinha algo para fazer, ou não? Como essa coisa surgiu do nada? Que saco...



Ai, até cansei e ainda vou ter que traduzir essa beleza para a versão em inglês do blog. Enfim, tem milhares de outras coisas que me irritam. Mas estas são algumas delas. Será que vou ter coragem de elaborar isso? Hahahaha ;)

Beijos e boa semana para todos. Esta é minha última semana na faculdade e estou cheio de trabalhos. Nem sei de onde tirei forças para escrever este post enorme.

p.s.: Só para constar: Não sou muçulmana, nem judia, nem cristã, nem nada. Não tenho religião. Quer dizer, até tenho. Mas nenhuma que outra pessoa que eu conheça participe. Mas esse papo fica para depois. Beijos.

Click here for the English version of this post.

domingo, 30 de novembro de 2008

2 Comments:

Gracianne said...

Olá!

Eu vi vc logando no blog Beautiful Muslimah (que é um blog que sempre acompanho).

Eu também não sou mulçumana, nem cristã, nem judia, nem nada, mas eu tenho uma afinidade muito grande com o Islã devido aos vários amigos mulçumanos que tenho (no exterior) (moro no interior de Minas e só conheci um mulçumano por aqui até hoje).

Sempre defendi muito os mulçumanos, e também fico triste quando as pessoas os julgam apenas pelo que elas ouvem na tv, mas infelizmente a ignorância é a doença mais disseminada pelo mundo e não há cura a menos que a própria pessoa queira. Para maioria das pessoas é mais cômodo julgar do que pesquisar.

Concordo muito com o que vc expôs neste post.
Me escreva! (isto é, quando vc tiver tempo, eu sei que final de semestre de Facul é estressante, tbm estou passando por isso... mas ainda bem esta semana entro de férias)

Abraços.

Odna said...

Grace, obrigada pelo comentário! Até falei sobre isso no meu novo post. Mas não consigo contactar você, pois seu perfil está desabilitado. Me mande uma mensagem. Beijos